Doktor's
Doktor's

Cirurgia Pedra no Rim

Publicado por: Doktors /

Também chamada de cálculo renal, a pedra nos rins é uma massa que pode se formar no sistema urinário. Normalmente é eliminada por meio da urina sem causar sintomas, porém, em alguns casos, pode ficar presa e gerar dor intensa.

Quando a pedra formada no rim se move, se aloca em uma região do trato urinário e obstrui a passagem da urina, acontece o que se chama de crise de cólica renal.

Cálculos entre 5 e 9 mm costumam ser expelidos pela urina espontaneamente. Pedras acima de 10 mm ou com complicações devem ser tratados, unicamente, por meio de intervenção cirúrgica.

Após a cirurgia, o ureter, canal que transporta a urina dos rins até a bexiga, pode apresentar edema que obstrui a passagem do líquido e de restos de cálculos que ainda possam existir. Neste caso, costuma-se inserir um cateter chamado de ‘duplo J’, que possui furos que permitem o escoamento da urina.

Uma ponta fica dentro do rim e outra na bexiga, garantindo a permeabilidade da via urinária. O ‘duplo J’ pode ficar no ureter de 3 a 9 meses, dependendo do diâmetro, ou até o urologista indicar a retirada.

Após a colocação do cateter, pode haver dor lombar e abdominal, ardência e sangramentos durante a urina por alguns dias. Caso surjam outros sintomas como febre, dor ou sangue em excesso é preciso contatar o médico.

Quer mais informações sobre esse assunto? Entre em contato com a Doktor’s, uma clínica popular que oferece um excelente atendimento por preços acessíveis. Agende já sua consulta e aproveite nossas condições especiais: Cirurgias em até 10x no cartão!

Facebook LinkedIn Twitter LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clínica Doktor's | 2018. © Todos os direitos resevados