Doktor's
Doktor's

Principais perguntas sobre Depressão

Publicado por: Doktors /

A depressão é uma doença que cresce frequentemente no mundo todo e, segundo dados da Organização Mundial da Saúde(OMS), afeta mais de 300 milhões de pessoas. Porém, apesar de tanta difusão, ainda existem muitas dúvidas e confusões sobre o transtorno. Leia abaixo algumas perguntas e respostas frequentes sobre o assunto.


O que é a depressão?

Diferente do que a maioria das pessoas pensam, a doença não se resume a estar muito triste com alguma coisa. Tanto quanto a felicidade, a tristeza é um sentimento natural do ser humano e experimentar essa sensação ocasionalmente é, inclusive, sinal de saúde.

A depressão é um estado diferente disso, em que sentimentos como tristeza, sensação de vazio, ou até a falta de sentir alguma coisa, são dominantes na vida de uma pessoa a ponto de mudar o seu jeito de ser e enxergar o mundo.

É um distúrbio debilitante e com diversos sintomas que incapacitam, ou atrapalham, o indivíduo de realizar tarefas cotidianas, como comer ou sair de casa.

O que causa a depressão?

A doença é uma reação química comum ao cérebro em outros momentos da vida, como luto, stress ou frustração. Porém, o diferencial é que, no caso da depressão, essa alteração não se resolve automaticamente quando o estímulo que a causou desaparece.

Ou seja, o cérebro do indivíduo com depressão continua a mandar estímulos relacionados a algum gatilho mesmo depois que a situação é resolvida (isso quando há alguma situação).

Quais são os principais sintomas?


• Tristeza persistente, ansiedade ou sensação de vazio; 


• Sentimentos de culpa, de não valer nada, de estar sem ajuda, desesperança e pessimismo; 


• Perda de interesse ou prazer em atividades e hobbies que uma vez eram apreciados, como sexo ou esportes; 


• Insônia, acordar cedo sem querer ou muito sono; 


• Perda ou ganho excessivo de peso ou apetite; 


• Diminuição da energia, ou fadiga; 


• Pensamentos de morte e suicídio; 


• Dificuldade de se concentrar, relembrar ou tomar decisões;


• Sintomas físicos persistentes que não respondem a tratamento, como dores de cabeça, distúrbios digestivos e dor crônica.

Vale ressaltar que, mesmo sofrendo com um ou mais sintomas, somente o médico pode diagnosticar a condição de depressão, pois alguns dos sintomas são comuns à outras doenças e situações.


Como tratar a doença?

A maioria dos tipos da doença podem ser tratados com terapia e medicamentos antidepressivos, que devem ser administrados por psicólogos e psiquiatrias, respectivamente. Como é uma doença com diferentes gravidades, somente os médicos especializados podem indicar o melhor tratamento possível.
-
Você acha que pode estar com depressão? Não deixe o quadro se agravar, agende uma consulta com um psiquiatra e psicólogo da Doktor’s para ter o melhor auxílio nesse momento difícil.

Facebook LinkedIn Twitter LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clínica Doktor's | 2018. © Todos os direitos resevados
Desenvolvido por Link9 & MedConsulting